Riscos Quando Acontece uma Enchente

A maior tragédia relacionada a chuvas no Brasil ocorreu em janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro. Fortes temporais deixaram mais de 900 mortos em quatro cidades e pelo menos 35 mil desabrigados. As chuvas no alto dos morros provocaram escorregamento de encostas e até pedras rolaram sobre residências

Qual a relação das enchentes com a doença?

As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais. É fundamental que se evite contato com as águas das enchentes.

Quais são as doenças causadas pela chuva?

A água contaminada pode conter uma grande quantidade de microrganismos causadores de doenças como cólera, febre tifoide, hepatite A, giardíase, amebíase, gastroenterites diarreicas e esquistossomose. Os sintomas mais comuns a grande parte dessas doenças são febre, vômitos e diarreia 

Uma das doenças que aparecem em enchentes é a leptospirose. A leptospira é uma bactéria que tem muitos animais como hospedeiros. Eles eliminam a bactéria através da urina. Em enchentes, as pessoas ficam mais sujeitas ao contato com a bactéria, porque a água do esgoto se mistura com a da chuva.

Observação: 

É seguro beber água da chuva?

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

Tem cloro na água da chuva?

Entretanto o que muita gente não sabe é que a água da chuva precisa ser tratada com cloro, já que ela traz pra terra tudo que está suspenso no ar, ou seja, poluição e uma série de elementos que podem ser prejudiciais à saúde.

Vacinas protegem contra doenças das chuvas

As inundações favorecem a transmissão de doenças adquiridas pelo contato com água ou alimento contaminado ou entre os indivíduos, principalmente em ambientes com aglomeração, como nos abrigos. Doenças como diarreia por rotavírus, influenza, meningite, rubéola e tétano podem ser prevenidas pela vacinação.

As principais medidas de prevenção incluem evitar o contato com água e lama contaminadas, entre outras ações como:

  • Tomar somente água tratada, da rede de abastecimento local
  • Limpar adequadamente a caixa-d’água a cada seis meses
  • Preparar alimentos com água própria que esteja dentro do padrão de potabilidade
  • Lavar as mãos antes de manipular alimentos e das refeições, e após ir ao banheiro

Comentários