Síndrome de Down e Paralisia Cerebral

Síndrome de Down

A Síndrome de Down é uma patologia genética devido a alterações no cromossomo 21, como consequência algumas características específicas são marcantes nas pessoas com a síndrome, podemos citar com exemplo, retardo mental, olho puxado, hipotonia muscular, cabeça arredondada, Aumento do espaço entre o dedão e os outros dedos do pé, entre outras.

Apesar das diversas características que a desordem genética apresenta, uma pessoa com Down, tem totais condições de realizar atividades e a compreensão do ambiente ao redor, ocorre de forma igual ou com pequenas diferenças com relação as pessoas sem a síndrome. O apoio familiar e a inclusão social para as pessoas com a Síndrome de Down têm grande importância para o próprio desenvolvimento dessas pessoas.

Recursos para o Desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down

Fisioterapia Respiratória: A fisioterapia pode intervir nas condições respiratória do paciente, pois devido a tonicidade baixa desses indivíduos, podem influenciar em pneumonias, entre outros quadros. Exercícios de sopro, exercícios para aumentar a resistência respiratória e técnicas para evitar acumulo de secreção como drenagem postural, entre outras técnicas.
Fisioterapia motora: Estímulos motores devem ser trabalhado com objetivos de melhora na execução do movimento, principalmente quando eles são relacionados a alguma atividade funcional. Existe outras técnicas da área da fisioterapia que tem grande impacto positivo em pessoas com Síndrome de Down, entre elas podemos citar, Bobath, hidroterapia, Equoterapia, entre outras, são de grande importância para trabalho de fortalecimento, propriocepção, ganho de tonicidade muscular, equilíbrio e permitir desenvolvimento postural. 

Síndrome de Down
Veja sempre uma pessoa com Down como um indivíduo semelhante a outro, não faça exclusão, pois o que mais importa para as pessoas com Down éter os mesmo direitos que as outras pessoas, ter amigos, frequentar escola, ir em festas e realizar outras atividades, para isso ocorrer a necessidade de familiares e amigos para acompanhar e ajuda-los é importante.

8 mitos sobre a Síndrome de Down: Assista ao Vídeo Aqui

 Paralisia Cerebral

Síndrome de Down e Paralisia CerebralA paralisia cerebral (PC) é um conjunto de desordens posturais e do movimento que causam limitações funcionais. A desordem pode vim acompanhada de prejuízos sensoriais e perceptivos. Muito são as causas que levam uma criança a desenvolver a paralisia cerebral, relacionado as questões pré-natais à ausência de oxigenação ou infecções e nas questões pós-natais possíveis traumas ou infecções.

O amor dos familiares e amigos para a criança com Paralisia Cerebral, deve ser representados a cada oportunidade, mesmo com a dificuldade que possa ocorrer pelas limitações motoras e cognitivas, esteja sempre ao lado e apoie sempre a criança com paralisia cerebral, pois assim ela conseguirá ter melhor qualidade de vida.


Importância da Fisioterapia em Pacientes com Paralisia Cerebral        
Sem dúvida o nível da paralisia cerebral dependerá da dificuldade motora, deformidades esqueléticas entre outros fatores. A intervenção da fisioterapia tem a finalidade de dar funções para criança ou manter e aprimorar as funções já existente. Um tratamento bem estruturado, irá permitir a diminuição das deficiências funcionais, aumentando as habilidades pessoais da pessoa com PC, e com isso a contribuição para que o paciente seja mais independente possível nas suas atividades da vida diárias.

É de extrema importância o inicio da reabilitação o mais sedo possível, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar envolvendo, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros profissionais, irão possibilitar a melhor qualidade de vida para essa pessoa com Paralisia Cerebral.

Existem bons resultados quando o começo do tratamento é o mais precoce possível, a independência e ganho de funções é alcançado com maior eficiência, quando tem o tratamento precoce.

Comentários