Doenças relacionadas ao Trabalho, o que Pode ser Feito?

Trabalho em excesso eleva risco de derrame e doenças cardíacas. Cerca de 745 mil mortes por ano são atribuídas a jornadas de trabalho iguais ou superiores a 55 horas semanais, que afetam 8,9% da população mundial.

Se você faz os mesmos movimentos todos os dias e sente dores na região das mãos, fique alerta, isso pode ser uma lesão por esforço repetitivo, LER, ou se tratar de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, Dort.

Um levantamento feito pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Governo Federal mostrou que em 2020 mais de oito mil auxílios-doença foram concedidos aos trabalhadores com sintomas de LER-Dort. E só no primeiro trimestre desse ano, cerca de mil e quinhentas pessoas ficaram afastadas do trabalho por mais de 15 dias para tratar essas doenças.

Separamos algumas doenças que podem ti afeta devido ao excesso de trabalho.

Tendinite
Bursite do Ombro
Cervicalgia
Ciática
Dor lombar
Conjuntivite
Cataratas
Degeneração de disco cervical
Deslocamentos discais intervertebrais especificados
Rinites Alérgicas
Fraturas
Afecções respiratórias crônicas devidas a produtos químicos, gases, fumaças e vapores
Transtorno depressivo recorrente
Labirintite
Arritmias
Transtornos mentais.
OBS. Diversas outras doenças podem acometer o trabalhador devido ao excesso de trabalho

O que pode ser Feito?
A utilização dos equipamentos de segurança é o primeiro passo, pois o risco de lesões e fraturas entre outros acidentes pela ausência do equipamento são alto.
A capacitação do profissional para executar as tarefas, faz toda diferença para diminuir novamente o risco de lesões. 
A colaboração da empresa com o funcionário respeitando hora de almoço, pausas, jornada de trabalho correta (a hora extra faz parte, havendo comunicação e sensibilidade entre  ambos os lados, evitando situação de estresse), entre outros direitos para o funcionário, permite menor estresse e esforço físico e mental do funcionário durante o dia a dia.

Fonte
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-06/lerdort-sao-doencas-que-afastam-profissionais-do-trabalho
https://fatelcontabilidade.com.br/noticias/tecnicas/2020/09/01/atualizada-a-lista-de-doencas-relacionadas-ao-trabalho-ldrt.html
https://jornal.usp.br/ciencias/trabalho-em-excesso-eleva-risco-de-derrame-e-doencas-cardiacas-revela-pesquisa-da-oms/

Comentários