O Tabagismo - Dependência química

O tabaco é uma das causas determinantes e evitáveis de morte em todo mundo. Estipula-se que cem milhões de pessoas morrem devido ao seu consumo. O Brasil tem um número bem elevado de fumantes, quase 20 milhões de pessoas, a questões de novos jovens adquirem narguilé, ou o fato de pessoas usarem o cigarro como meio de combate, ansiedade, tristeza ou pelo simples fato de usarem o cigarro como forma social, aumenta o número de usuários.

A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono – o mesmo que sai do escapamento dos veículos, substâncias cancerígenas. A nicotina substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, que podem levar a isquemia e ao IAM.
tabagismo cigarro

Cigarro Eletrônico
Um dispositivo eletrônico e recarregável, ele realiza a conversão da nicotina líquida em vapor. Alimentado por bateria, possui o espaço que armazena a nicotina líquida. Além de possuir substâncias nocivas à saúde, apresenta risco de explosão e vazamento dos cartuchos.

Narguilé
A utilização de narguilé tem grande chances de desencadear problemas como câncer de pulmão e doença respiratórias. Basicamente uma hora de utilização com narguilé, um fumante pode inalar entre 50 à 250 vezes a mais o volume de fumaça de um único cigarro.


Males do Cigarro na Juventude | Drauzio: ASSISTA AQUI

Simplificando

Tabagismo Ativo
O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina.

Tabagismo Passivo
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.

Vídeo sobre: Tabagismo no Brasil, Causas e Dicas 
Nosso Parceiro: Canal Guia Digital

A utilização do tabaco pode causar vários malefícios para o fumante entre ele podemos citar:

Cegueira, cataratas
Problemas na gravidez
Envelhecimento precoce da pele
Impotência sexual
Infarto
Hipertensão Arterial
Cânceres
Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica
Maior risco de tuberculose, asma e outros problemas respiratórios

As pessoas que param de fumar, tem efeitos pela ausência da substância, que inclui, irritabilidade, dor de cabeça, tremor, nas extremidades, aumento de ansiedade, sensação de formigamento irritabilidade, sensação de tristeza, diminuição da concentração e entre outras características, sendo todas elas relacionadas a síndrome da abstinência.

Algumas pessoas, ao pararem de fumar, sentem os efeitos da Síndrome de Abstinência, que inclui dor de cabeça, tremor, sensação de formigamento nas extremidades, aumento de ansiedade, aumento de apetite, irritabilidade, sensação de tristeza e perda, sensação de estar mais lento e menos concentrado.

Dicas para combater a síndrome da abstinência
Necessidade de fuma: Pense em outras coisas, respire lentamente e em minutos a vontade passa.
Nervoso: Faça atividade para relaxar, imagine lugares bonitos, veja algum esporte (que não tenha seu time envolvido), exercícios de concentração
Ausência do sono: Leia um livro, tome um bom banho e evite tomar refrigerante e bebidas quentes após o período da tarde. Tenha um bom ambiente ventilado e com boa iluminação
Diminuição da concentração: Reorganize sua agenda, diminua seus compromissos.
Atividade física: A prática de atividade física permite diminuir a vontade do uso de substâncias como a nicotina. Atividades moderadas e intensas entre outras, aliviam a vontade do uso do cigarro.

Durante o dia a dia, realize hábitos saudáveis de vida, altere sua rotina, realize exercícios físicos, pratique esporte, realize atividades relaxantes, vá ao cinema, leia um livro, vá para cozinha e faça bons pratos entre outras atividades de lazer.

O sistema de saúde (SUS) tem um programa de tratamento para usuários que queiram parar de fumar, profissionais qualificados e apoio de medicamentos gratuitos, permite o acompanhamento para pessoa para com o vício. Através da análise da equipe de saúde, o usuário será avaliado quanto aos fatores de risco e as doenças relacionadas ao tabagismo, o grau de dependência do cigarro e suas preferencias para o tratamento.

Comentários